A energia solar é boa porque não acaba, e ainda é amiga do ambiente e da carteira, porque ajuda a poupar dinheiro. Mas, tem gente que olha pra isso e pensa que é coisa de rico, que não dá pra pagar.
Por quê? Porque tem todo um investimento inicial: comprar as placas, instalar tudo certinho e fazer manutenção mínima. Mas, no final, o gasto é bem menor.
E, mesmo que pareça caro, tem um monte de coisas que fazem a energia solar ficar mais cara ou mais barata. Depende de onde você mora, quanto de energia usa e onde vai colocar as placas. Até o tipo de material das placas e o jeito que são instaladas influenciam no preço.Então, não é só olhar o preço das placas, tem que pensar em todo o projeto pra saber quanto vai custar.
Diferente de comprar coisas como carros, que só tiram dinheiro do bolso, investir em energia solar é como plantar uma semente que cresce e dá frutos. Porque, quando você coloca um sistema desses na sua casa, a conta de luz começa a diminuir. Ou seja, tá voltando dinheiro.
Esse dinheirinho continua voltando todos os meses por mais de 25 anos, que é mais tempo do que você levaria pra pagar o sistema, mesmo se fosse parcelado por 5 anos.
No Brasil, em média, leva só 3 anos pra ter de volta o que investiu. E depois disso, são 22 anos de energia de graça!
E olha só, é tão bom que às vezes dá mais dinheiro do que investir na bolsa de valores. Ou seja, é como ter uma galinha dos ovos de ouro, só que é um painel solar!
Olhando por esse lado, realmente é um investimento.