solaresp.com.br

Juazeiro do Norte ocupa terceira posição do estado em unidades geradoras de energia

No topo do ranking municipal de energia solar distribuída, encontramos várias cidades do Ceará, cada uma contribuindo de forma única.

De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a geração descentralizada de energia, realizada pelos próprios consumidores, já está presente em todos os 184 municípios do Estado. Em meio à crescente adoção dos cearenses à energia solar, que proporciona consideráveis economias nas contas de luz, algumas cidades se destacam pelo número significativo de unidades geradoras, tanto na Região Metropolitana de Fortaleza quanto no interior.

Naturalmente, a liderança do ranking pertence à Capital, que conta com mais de 16 mil conexões. Fortaleza, inclusive, se destaca nacionalmente, ocupando o sexto lugar no país em potência instalada, com 152,5 MW, ficando atrás apenas de Florianópolis, Brasília, Cuiabá, Campo Grande e Teresina.

No cenário estadual, o segundo lugar é ocupado por Eusébio, onde mais de 3 mil imóveis já adotaram painéis solares. Juazeiro do Norte fecha o pódio, com 2,7 mil unidades instaladas. Segundo o estudo da Absolar, 79,2% dos sistemas de energia solar distribuída no Ceará são residenciais, enquanto 11,9% estão em imóveis comerciais e 7,6% em áreas rurais.

Apesar do crescimento notável nos últimos anos, o setor ainda possui uma vasta margem de expansão. Atualmente, apenas 1,7% das unidades consumidoras do Estado estão gerando energia solar.

Ranking da energia solar no Ceará (n.º de unidades geradoras)

  1. Fortaleza: 16.567
  2. Eusébio: 3.055
  3. Juazeiro do Norte: 2.774
  4. Caucaia: 2.128
  5. Sobral: 1.965
  6. Maracanaú: 1.533
  7. Iguatu: 1.497
  8. Aquiraz: 1.201
  9. Crato: 1.190
  10. Russas: 793

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima