No topo do ranking municipal de energia solar distribuída, encontramos várias cidades do Ceará, cada uma contribuindo de forma única.
De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a geração descentralizada de energia, realizada pelos próprios consumidores, já está presente em todos os 184 municípios do Estado. Em meio à crescente adoção dos cearenses à energia solar, que proporciona consideráveis economias nas contas de luz, algumas cidades se destacam pelo número significativo de unidades geradoras, tanto na Região Metropolitana de Fortaleza quanto no interior.
Naturalmente, a liderança do ranking pertence à Capital, que conta com mais de 16 mil conexões. Fortaleza, inclusive, se destaca nacionalmente, ocupando o sexto lugar no país em potência instalada, com 152,5 MW, ficando atrás apenas de Florianópolis, Brasília, Cuiabá, Campo Grande e Teresina.
No cenário estadual, o segundo lugar é ocupado por Eusébio, onde mais de 3 mil imóveis já adotaram painéis solares. Juazeiro do Norte fecha o pódio, com 2,7 mil unidades instaladas. Segundo o estudo da Absolar, 79,2% dos sistemas de energia solar distribuída no Ceará são residenciais, enquanto 11,9% estão em imóveis comerciais e 7,6% em áreas rurais.
Apesar do crescimento notável nos últimos anos, o setor ainda possui uma vasta margem de expansão. Atualmente, apenas 1,7% das unidades consumidoras do Estado estão gerando energia solar.
Ranking da energia solar no Ceará (n.º de unidades geradoras)
- Fortaleza: 16.567
- Eusébio: 3.055
- Juazeiro do Norte: 2.774
- Caucaia: 2.128
- Sobral: 1.965
- Maracanaú: 1.533
- Iguatu: 1.497
- Aquiraz: 1.201
- Crato: 1.190
- Russas: 793


