Quando se fala em energia solar para apartamentos, é normal que surjam algumas dúvidas, tanto entre os interessados quanto a implementação dos sistemas fotovoltaicos.
Para acalmar os ânimos, adiantamos que, sim, moradores de apartamentos podem sim aproveitar os benefícios da energia solar. No entanto, há algumas considerações a serem feitas.

Como funciona?
Para que um morador de apartamento tenha acesso à energia solar, é necessário seguir alguns procedimentos.
Recomenda-se que o interessado em adotar o sistema de energia solar realize uma consulta entre os demais moradores do edifício para verificar o interesse em um investimento coletivo. Nesse processo, é essencial revisar o regulamento do condomínio.
Geração compartilhada
A geração compartilhada é uma modalidade da geração distribuída (GD), estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2015, através da Resolução Normativa 687/2015. Esta modalidade permite que a energia proveniente de mini e microgeração seja compartilhada entre consumidores dentro da mesma área de concessão.
Esse modelo de geração de energia é especialmente vantajoso para moradores de edifícios residenciais que desejam aproveitar os benefícios da energia fotovoltaica.