Para captar os raios solares e transforma em energia solar, os painéis fotovoltaicos são instalados sobre a cobertura de uma construção ou sobre áreas abertas e fixadas ao solo, ficando expostos para captar a maior quantidade possível de irradiação solar. O caminho da produção de energia pelo sol é um só, mas pode ser realizado com equipamentos diferentes.

No caso de sistemas conectados à rede (On Grid), as células da placa fotovoltaica transformam a energia solar em energia elétrica. Após ser gerada, essa energia passa pelo inversor, que é responsável por proteger a rede e converter a corrente contínua (CC) [fornecida pelos painéis] em corrente alternada (CA) [disponível na rede elétrica convencional (ou seja, em 110 ou 220V)].
A energia solar convertida pelo inversor é levada, então, até a entrada da unidade consumidora (como residência ou comércio que recebe a energia).Já no Off Grid, os sistemas fotovoltaicos costumam também contar com baterias, que armazenam a energia produzida pelos painéis solares para que seja possível utilizá-la posteriormente nos momentos sem sol, como à noite ou em dias nublados.
Entre a bateria e os painéis, ficam os controladores de carga ou carregadores solares, utilizados para controlar a tensão de entrada de ambos os equipamentos, evitando sobrecargas ou descargas excessivas — além de otimizar e prolongar a vida útil da bateria e otimizar o aproveitamento da energia das placas solares.